O que significa a numeração gravada no pneu?

O que significa a numeração gravada no pneu?

A combinação de números e letras presentes nas laterais dos pneus, como por exemplo, 195/55 R 16 87 V, traz informações importantes sobre as dimensões[CL1] e as caraterísticas do pneu. Esses códigos são muito importantes para a correta identificação de cada modelo, ajudando o motorista na hora da compra dos pneus. Por isso, é bom saber o que esses números representam.

Tomemos como modelo o exemplo dado acima: 195/55 R 16 87 V

(195) – Os três primeiros números correspondem à largura do pneu em milímetros. Essa medida pode variar entre 125 mm e 335 mm. No caso do nosso exemplo, o pneu tem 195 mm de largura.

(55) – Os dois números que seguem indicam a série do pneu, ou seja, a relação entre a altura do pneu e a largura da banda de rodagem. No exemplo, podemos dizer que a relação equivale a 55% do pneu, já que o resultado é dado em porcentagem.

(R) – A letra subsequente corresponde ao tipo de construção interna do pneu. A letra R, como no exemplo, significa que a construção é radial. Os pneus marcados com a letra L, significa uma construção longitudinal.

(16) – Os dois números depois da letra correspondem ao diâmetro da roda que suporta o pneu. Esse diâmetro é indicado em polegadas, podendo variar entre 10´´ e 20´´. No exemplo dado, a roda possui um diâmetro de 16 polegadas.

(87) – Os dois últimos números correspondem ao valor do índice de carga de cada unidade do jogo, ou seja, mede a massa que o pneu é capaz de suportar. Para saber qual o peso, é preciso consultar a tabela de correspondência que determina a carga em Kg para cada índice. Assim, para o índice de 87, o pneu consegue suportar uma massa de 545 quilogramas.

(V)- A última letra indica o índice de velocidade de pneu. Esse código determina a velocidade máxima na qual um pneu pode rodar com segurança. Cada letra da tabela (Tab2) corresponde ao equivalente em km/h. Dessa forma, a letra V indica que o veículo não deve ultrapassar os 240 km/h.

Outros conteúdos