O que significa a sigla do óleo

O que significa a sigla do óleo

Na embalagem do óleo lubrificante, podemos ler alguns números e letras formando uma sigla, como 15W40, 10W30, 15W30 e, ainda, as especificações API e SAE.
 

As siglas e os códigos dos óleos servem para classificá-los quanto a sua viscosidade e aplicabilidade. Para cada motor e, dependendo das condições de uso do carro, há um tipo de óleo adequado.
 

Estabelecida pela SAE (Society Automotive Enginner), essa sigla classifica os óleos lubrificantes conforme a sua viscosidade e capacidade de lubrificação em determinadas temperaturas. Eles são especificados em duas categorias: verão que exige um grau de viscosidade alto e inverno (representado pela letra W de winter) que segue um padrão de viscosidade mais leve. Por sua vez, o primeiro número representa a viscosidade do óleo em relação a 0 °C (motor frio ou temperatura ambiente) e o segundo em relação a 100 ºC (veículo em movimento).
 

Tomando como exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que:
 

15 – Significa que a viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC no momento em que se dá a partida no motor[CL2] .

W – Significa em baixas temperaturas

40 – Significa que a viscosidade é de 40m²/s a uma temperatura de 100 ºC, quando o motor já está em funcionamento. Quanto maior esse número, maior a viscosidade para suportar altas temperaturas.

Assim, um óleo SAE 10W30 é mais fino que um SAE 15W40.  
 

A sigla API (American Petroleum Institute) define os níveis de desempenho dos lubrificantes. Assim, podemos encontrar óleos com a mesma especificação de viscosidade e, no entanto, com diferentes aplicabilidades API. A classificação API é representada por duas letras como, API – SG (ou SH, SJ, SL, SM, SN) ou ainda API- CA (ou CB, CC, etc.).

Mas você sabe o que essa sigla indica?
 

É o que vamos explicar:
 

1- A primeira letra da classificação API, como podemos observar nos exemplos acima, representa duas categorias diferentes: representada por um S (spark = faíscasignifica que o óleo é indicado para motores movidos a álcool ou gasolina, o que corresponde aos carros de passeio. Quando representada pela letra C (compression = compressão), significa que o lubrificante é indicado para motores a diesel.

2- A segunda letra da classificação API, como podemos observar nos exemplos acima, pode vir representada por uma letra do alfabeto, como G, H, J, L, M, etc. O nível de desempenho do óleo corresponde a essa sequência alfabética em ordem crescente. Portanto, o nível API-Sé inferior ao API-Sque, por sua vez, é inferior ao API-SJ.

Outros conteúdos