Foco no cliente. Porque é importante?

Foco no cliente. Porque é importante?

Experiência do cliente

Porque é importante o foco no cliente e colocá-lo no centro das decisões estratégicas de qualquer negócio. 

O mundo digital deixou os consumidores mais exigentes, consequência do amplo acesso aos seus direitos e informações. 

Com o aumento das opções de produtos e serviços, esse nível de exigência tende a ser ainda maior. Motivos é que não faltam para elaborar planejamentos e projetos que visam encantar esse “novo” tipo de consumidor.

Podemos dizer que investir na gestão da experiência dos clientes é quase mandatório para negócios de qualquer segmento ou tamanho.  

Mas tal gestão vai muito além do atendimento: cada interação deve ter uma experiência incrível e encantadora. Basicamente é colocar o cliente no centro de todas as decisões estratégicas do negócio.

Se cuidar do seu principal patrimônio ainda não é a prioridade da sua empresa, é chegada a hora de se aprofundar nesse assunto e construir a cultura do Customer Centric.


O que é experiência do cliente?


São as percepções que podem ser positivas, negativas ou neutras que o consumidor tem da sua empresa. Assim essas experiências são resultado das interações ao longo da jornada do cliente, considerando os contatos com a empresa em que o cliente irá traçar o perfil de quem ele está relacionando. 

Pode ter a certeza de que consumidores desejam manter distância de empresas que oferecem experiências ruins. 

As experiências positivas criam a confiança com a marca e os clientes promotores, que são fieis. Experiências negativas podem encerrar de vez a relação com o cliente. 

É nesse ponto que se revela a grande importância de tais experiências, porque os clientes poderão ser fidelizados e recomprar produtos. 

Em contrapartida, os mesmos migrarão para a concorrência após experiências ruins.

A gestão da experiência do cliente visa garantir o melhor relacionamento possível, identificando falhas, melhorando processos e propondo planos de ação para correção de desvios.


Porque é importante ter foco no cliente


É fundamental monitorar todas as interações do consumidor com a marca, onde deve-se ter como suporte soluções digitais que controlem esses contatos.

Experiência positivas são um grande diferencial para empresas fidelizarem, reterem e atraírem novos consumidores. Investir na melhoria do relacionamento será recompensador, já que o custo para buscar um novo cliente chega a ser sete vezes maior que reter um existente. 

Entregar experiências incríveis no relacionamento com os clientes, principalmente no pós-vendas, é um processo sem volta.

Em resumo, se sua empresa se preocupa somente com o produto, é chegada a hora de mudar. 

Busque encantar o cliente, conhecer as suas necessidades, expectativas, anseios. Tal processo facilitará a gestão da experiência



Outros conteúdos