Canal de reclamação para os clientes. Você tem?

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Canal de reclamação para os clientes. Você tem?
2021-10-25
Por Webli
Em Experiência do cliente

Canal de reclamação exclusivo para clientes

Ter um canal exclusivo para clientes registrarem reclamações e insatisfações  é muito importante para qualquer negócio.
Diante da quantidade de opções de produtos e serviços semelhantes, sem dúvida que é  um grande diferencial para fidelização dos clientes.

Atualmente basta o cliente atravessar a rua para encontrar um concorrente, quem tem um canal de contato de fácil acesso terá a preferência do consumidor. 

Uma das premissas básicas para melhorar a satisfação do cliente é se colocar no lugar dele.
Você escolheria comprar um produto de uma empresa que tem um SAC e bom pós-venda ou daquela que não tem nada?   

Além de pesquisar a reputação das empresas nas redes sociais e plataformas de reclamação, o cliente sempre irá fazer os seguintes questionamentos:
“E se o produto der algum problema? Vocês resolvem rápido? Como devo proceder? Para quem eu ligo?“


O que é um SAC?

O Sac (Serviço de atendimento ao consumidor) basicamente é um canal de comunicação do cliente e a empresa, onde é possível esclarecer dúvidas, solicitar cancelamento, enviar sugestões e registrar reclamações. 
O atendimento é feito por telefone, e-mail ou por plataformas especializados como a da Webli.

Com a transformação digital o SAC ficou ainda mais importante, porque o cliente quer  eficiência e agilidade no pós-venda.

Os consumidores estão  cada dia mais exigentes, atendimentos ruins são inaceitáveis.  
Vale lembrar que basta um atendimento ruim para perder um cliente e criar o detrator da sua marca.
Quando se fala em experiência do cliente, um  bom atendimento é essencial. 


Dificuldade de contato

Sem dúvida nenhuma que o cliente é o principal patrimônio de qualquer empresa, por isso é necessário dar segurança e o melhor suporte possível no pós-venda. 
Tenha um canal de comunicação de fácil acesso, funcional e treine a equipe da linha frente. 


Atendimentos automatizados
 
É preciso cuidado com atendimentos automatizados e os famosos chatbots, que podem resolver algumas situações, mas não substituem o atendimento humano. O atendimento humanizado faz toda diferença na percepção do cliente da real importância dele para sua empresa. 


Se colocar no lugar do cliente

Para finalizar podemos nos colocar novamente no lugar do cliente.  

"Quando me venderam o produto não foi um robô que me atendeu". "O vendedor não me atende mais". 
Cadê as pessoas da empresa que estavam sempre disponíveis? Agora não consigo falar com ninguém."

Você como cliente já passou por alguma situação parecida? 


A Webli tem uma plataforma com uma SAC online que irá transformar seus clientes em promotores da sua marca.


Veja no canal da Webli conteúdos da experiência do cliente.