Login

Como medir a satisfação do cliente? Entenda

Como medir a satisfação do cliente? Entenda

Sabemos que a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.  A maneira mais eficaz de medir e compreender o nível de satisfação do cliente e o que os clientes pensam da sua empresa, é através da realização de pesquisas específicas. Neste artigo, exploraremos passo a passo como realizar uma pesquisa de satisfação de clientes, destacando as boas práticas para que você consiga extrair todos os benefícios desse processo de feedback.

 

Definição de Objetivos e Escopo:

Antes de começar a criar sua pesquisa, é crucial ter uma compreensão clara dos objetivos que deseja alcançar. Questões como “O que queremos saber?” e “Como usaremos essas informações?” são fundamentais. Defina o escopo da pesquisa, incluindo os aspectos específicos do produto ou serviço que serão avaliados.

 

Escolha os indicadoras

Defina os indicadores da experiência do cliente que esteja alinhados com os objetivos da pesquisa. Perguntas sobre a qualidade do produto, atendimento ao cliente, facilidade de uso e experiência geral podem ser incorporadas

 

Defina o método da pesquisa

Decida sobre o método de coleta de dados mais adequado ao seu público-alvo. A melhor é utilizar uma plataforma digital como a da Webli com disparos automáticos e resultados em tempo real.

 

Envio da pesquisa de satisfação 

A plataforma da Webli utiliza múltiplos canais para enviar a pesquisa de satisfação, e pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos.

O sequenciamento inteligente pelo WhatsApp, e-mail e SMS tem como resultado uma excelente taxa de resposta. 

Algumas características da solução:

  1. Plataforma com visão geral da experiência do cliente e nível de satisfação com produto ou marca.
  2. Resultados com os principais indicadores da experiência do cliente em tempo real no dashboard
  3.  Inteligência artificial integrada com análise e insights valiosos dos indicadores da experiência do cleinte
  4. Relatórios com todos os indicadores, distribuição de notas, nuvem de palavras e taxa de resposta por canal digital

 

Análise dos resultados

Após os feedbacks dos clientes, analise os dados de maneira aprofundada. Identifique padrões, tendências e áreas de melhoria. Utilize ferramentas estatísticas, se necessário, para validar seus resultados. Certifique-se de considerar tanto os aspectos positivos quanto os negativos e procure plataformas que tem a inteligência artificial integrada para ajudar nesse processo.

A análise dos resultados é a parte mais sensível e importante desse processo, se necessário utilize profissionais com experiência para a construção do plano de ação e desmembramento dele na sua empresa. 

 

Feedback e Ações Corretivas

Faça com que os resultados cheguem principalmente na liderança da empresa.. Priorize ações corretivas com base nos dados coletados. O feedback dos clientes deve ser usado para impulsionar melhorias tangíveis, demonstrando um compromisso com a satisfação do cliente.

 

Conclusão

Uma pesquisa de satisfação de clientes bem executada é uma ferramenta valiosa para orientar decisões de negócios e promover a lealdade do cliente. Ao seguir esses passos, você estará no caminho certo para obter insights significativos que impulsionarão o sucesso a longo prazo de sua empresa.

Faça um teste gratuito da plataforma Webli com a pesquisa de satisfação digital.

Conteúdos relacionados

Sobre a Webli CX

A Webli te ajuda a entender o que o cliente está achando sobre a sua empresa, permitindo que você tome decisões conscientes para melhorar em cada aspecto.

Plataforma de pesquisa de satisfação digital

Solicite uma demonstração

Informe seus dados