Luz de temperatura vermelha
Os carros mais novos não possuem o marcador de temperatura no painel, sendo substituído por uma luz de advertência (vermelha).
Quando a luz permanece acesa depois da ignição, pisca ou acende no trânsito ou em uma viagem, o motorista deve procurar imediatamente uma oficina mecânica para verificar o problema.
Procedimentos de segurança devem ser sempre adotados, como encontrar um lugar seguro para parar o carro até a chegada de um guincho.
A luz acesa indica que o motor está trabalhando superaquecido e/ou que existe algum problema no sistema de arrefecimento.
Essas falhas geralmente são de fácil solução: Radiador, válvula termostática, selo do motor, bomba d’agua, falhas na manutenção preventiva (óleo baixo ou vencido, falta de aditivo no radiador) etc.
Mas as consequências quando negligenciadas podem ser graves, vão desde a queima da junta, empeno /ou trinca do cabeço do motor, até o travamento e perda do motor. Os custos de reparo são elevados.
Superaquecimento na garantia
Se o carro superaquecer mesmo na garantia, mas o condutor não adotar o procedimento de procurar um autorizado, possivelmente terá a garantia negada pelo fabricante
Tecnicamente é muito fácil para o fabricante, concessionária ou qualquer oficina mecânica constatar que o motor sofreu superaquecimento:
Evidências técnicas do problema
– Registro da informação de aquecimento na central eletrônica do carro
– Junta do cabeçote queimada
– Peças do motor azuladas.
Luz de temperatura azul
Essa luz azul ao contrário da vermelha não indica problema no sistema de arrefecimento, e sim que o motor ainda está frio, ou seja, não atingiu a temperatura ideal de funcionamento.
O motor tem uma temperatura ideal de operação para atingir a eficiência máximo.
A luz se apagará automaticamente com o aquecimento nomal do motor.