Qual a importância do Pós-venda?

Qual a importância do Pós-venda?

O pós-vendas é uma grande ferramenta de fidelização e lealdade. Conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais do que manter um da sua base. Possuir canais simples e funcionais de atendimento para resolver os problemas é fundamental para a satisfação. É preciso também monitorar diariamente as plataformas de reclamações, redes sociais e comentários no Google. 

Independentemente de onde vier a reclamação do cliente é necessário avaliar e dar retorno. Lembre-se: respostas automáticas costumam piorar a situação. 

Quais os erros mais comuns no pós-venda?

– Ausência de pós-vendas;
– Evitar contato com medo do cliente reclamar;
– Tentar dar um jeitinho superficial na solução de um problema;
– Ligar para o cliente oferendo produto, sem antes perguntar da satisfação dele com o que comprou;
– Não fazer a pesquisa de satisfação;
– Desprezar as reclamações nas redes sociais e canais específicos, como SAC;
– Achar que o cliente será vencido pelo cansaço, ou seja, de tanto reclamar irá desistir; 
– Não treinar a equipe de atendimento; 
– Não ser transparente;
– Faltar com clareza nas respostas;
– Não falar a “língua” do cliente.

Ainda existem empresas que não enxergam o pós-vendas como uma base para fidelização dos clientes. Lembre-se de que a perda de consumidores costuma ser silenciosa. Por isso há necessidade de manter o relacionamento após a venda do produto. 

Quem está insatisfeito ou com algum problema buscará a solução. Mas e quem não tem problema e não faz contato algum após a compra? Será que esses clientes estão satisfeitos? 

Recuperar um consumidor insatisfeito custa muito dinheiro e nem sempre é possível reverter a situação. O cliente detrator destruirá o valor da sua empresa, porque não perderá a chance de falar da experiência ruim que teve com a mesma.

 

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