Como encantar os clientes?
Com produtos cada dia mais semelhantes, inúmeras opções de marcas e variações absurdas de preços, já era de se esperar que o nível de exigência dos clientes aumentaria.
A experiência do consumidor deve ser algo estratégico dentro de uma companhia.
Afinal, não adianta ter um produto excelente, vendedores de primeira linha, uma sala de espera maravilhosa, mas pecar em detalhes básicos de atendimento, tais como demora, descaso e negligência.
Clientes valorizam o atendimento que supre as suas necessidades, expectativas e desejos.
Vale lembrar que ao optar pelo seu produto e sua empresa, ele abdicou de outras boas opções, contando que teria uma boa experiência.
Ter uma equipe bem treinada e capacitada é a condição primária para realização de um atendimento de qualidade. Colaboradores bem orientados entendem rapidamente a demanda, são mais assertivos nas respostas e nos direcionamentos internos, além de falar a mesma “língua” do cliente.
O que se vê muitas vezes nas empresas são respostas tecnicamente perfeitas, mas de difícil entendimento. Lembre-se que quem compra o produto não tem a obrigação de conhecê-lo profundamente. Esse dever é de quem vendeu e fabricou.
Já a capacitação, sem dúvida é essencial, porque o bom atendimento não pode ser negligenciado: o cliente é o principal patrimônio de qualquer empresa.
O que encantará o cliente é ser atendido de uma forma personalizada, humanizada e padronizada. O acesso a pessoas com poder de decisão também é um fator relevante. Esse direcionamento estratégico é premissa para a excelência no atendimento.
Veja no nosso canal conteúdos interessantes da experiência do cliente.
O cliente tem sempre razão? O que você pensa a respeito dessa temática?